terça-feira, 20 de março de 2012

Praia, lagostas e slackline na praia de Bilene

A praia de Bilene, a 200 Km ao norte de Maputo, é simplesmente encantadora! De areia branca fininha, com ciprestes e cabaninhas de palha para dar sombra, e um espelho de águas rasas e calmas, o lugar já vale a viagem só pelo visual. A praia é formada por uma laguna chamada Uembje, que tem cerca de 27 Km de extensão, separada do Oceano Índico por uma estreita faixa de dunas.

TP
O local é ideal para famílias com crianças e devido ao acesso fácil e à boa infraestrutura de restaurantes e hotéis, é uma das praias preferidas dos turistas africanos e estrangeiros. Também é perfeita para a prática de esportes, como esqui, jet ski, mergulho, passeios de barco ao por-do-sol e até kite surf, porque tem bom vento. A pescaria também é popular. Pode-se ainda atravessar a lagoa de barco e caminhar até a ponta da praia, até o mar aberto. Na outra margem há um grande resort.

Para chegar a este paraíso de carro, leva-se cerca de duas horas e meia, seguindo pela Estrada Nacional nº 1 (EN 1 – que corta o país de Norte a Sul) até a cidade de Macia, na província de Gaza. Ali pega-se uma pequena estrada à direita, por mais 30 Km rumo ao litoral.

Mas é preciso estar atento, porque, principalmente nos finais de semana, o trânsito é intenso e há muita imprudência por parte dos motoristas. Além disso, há muita gente caminhando e vendendo produtos locais (frutas, mel, cachaça, artesanato e até carvão de mata nativa - triste...) ao longo da rodovia, que é de pista única, tem vários buracos e acostamento em apenas alguns trechos.

TP
Como o dia estava nublado, levei minha slackline para me divertir, caso não quisesse entrar na água. E logo arranjei um amigo! O Fernando se aproximou, ficou olhando e quando o convidei para brincar, não é que ele pegou o jeito rapidinho! Foi logo dando seus primeiros passos na corda-bamba!

Emerson Penha

Emerson Penha

O almoço no Complexo Palmeiras foi farto, com uma mariscada para quatro, com lagostas, camarões, lulas, postas de peixe serra, salada de tomate, batatas fritas e arroz. No local há chalés de dois quartos e banheiro para alugar, que saem por Mt. 3.000 a diária.

TP
Emerson Penha
Só fiquei triste com uma coisa. Em pleno oásis africano, a falta de educação dos frequentadores me chamou a atenção. Há muitas garrafas, latas e cacos de vidro espalhados pela praia. Então aqui vai um toque! Coloque o seu lixo em uma sacolinha e leve-o de volta com você. O meio-ambiente e a nossa saúde agradecem!

Serviço:
Complexo Palmeiras
Tel.: +258 282 59 019 begin_of_the_skype_highlighting            +258 282 59 019      end_of_the_skype_highlighting
Cel.. +258 82 304 3720 begin_of_the_skype_highlighting            +258 82 304 3720      end_of_the_skype_highlighting

Nenhum comentário:

Postar um comentário