segunda-feira, 19 de março de 2012

As delícias do mar do tradicional restaurante Costa do Sol

TP
Tenho o prazer de lançar este blog com um post sobre um dos restaurantes mais antigos e tradicionais de Maputo, capital de Moçambique – o Costa do Sol. Inaugurado em 1938 por um grego conhecido por Sr. Jery, o estabelecimento é especializado em frutos do mar, como a maioria dos restaurantes da cidade. Maputo é famosa por suas lagostas, camarões, mariscos, lulas e peixes, em geral fresquinhos e bem feitos.

TP
A casa construída em estilo art-deco conta com um salão interno e uma ampla varanda de frente ao mar, que convida a um choppinho no fim de tarde. Os mosaicos e azulejos hidráulicos que decoram o ambiente foram produzidos pela Fábrica de Ladrilhos e Mosaicos Ltd..

O local foi um dos únicos dois restaurantes que sobreviveram em Maputo durante a Segunda Guerra Mundial e ainda à Guerra de Independência (68-74) e à Guerra Civil (76-92) - o outro é o Piri-Piri, sobre o qual falarei em breve. O atual administrador, Emmanuel Petrakakis, filho do Sr. Jery, conta que isso só foi possível graças à dedicação e perseverança da família.

Durante a II Grande Guerra eles conseguiam garantir um fornecimento de 20 quilos de carne de boa qualidade por semana, além de peixe carapau. Um dos comensais ilustres que já prestigiaram o Costa do Sol foi o ex-presidente Samora Machel.

Um dos pratos mais vendidos hoje é o “Marisco a Costa do Sol”, acompanhado por arroz e batata. Custa Mt. 1.300 e serve quatro pessoas. Além do chopp Laurentina, o restaurante tem também uma carta de vinhos portugueses, sul-africanos e chilenos. Para sobremesa, doces tradicionais portugueses, como pudins e mousses.

Anexo ao restaurante, Emmanuel também gerencia um hotel de 15 quartos, cuja diária sai a US$ 40 por pessoa.

Arroz de marisco para duas pessoas - TP

Serviço 
Endereço: Avenida da Marginal - Costa do Sol
Funcionamento: de segunda a domingo, das 12h às 22h30
Reservas: +258 21 45 01 15


2 comentários:

  1. Huuuumm... que delícia! Adoro as chamuças e os frutos do mar do Costa do Sol! Parabéns pelo site!! Vou acompanhar! Abraço!

    ResponderExcluir