quinta-feira, 26 de abril de 2012

VIII Festival Internacional de Música de Maputo destaca ballet inspirado na Broadway

O VIII Festival Internacional de Música de Maputo começa na próxima sexta-feira (04) e vai até o dia 11 de maio. O evento é promovido pela Associação Kulungwana e terá apresentações de música e dança, com convidados do Japão, Noruega, Lituânia, EUA, Polônia e Portugal. Uma montagem especial marca esta edição, é o ballet "Something's Coming", baseado no musical americano West Side Story.

A data da abertura foi escolhida para homenagear a jornalista e antropóloga sul-africana, Ruth First, que foi diretora de pesquisa do Centro de Estudos Africanos de Maputo (CEA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Nascida em 4 de maio, a intelectual militou pelo ANC (African National Congress, partido de Nelson Mandela) e ficou exilada em Maputo, sofrendo perseguições pelo regime do Apartheid, até que os serviços secretos da África do Sul assassinaram-na, por meio de uma carta-bomba, a 17 de agosto de 1982, em pleno gabinete de trabalho.

Desde 2005, o festival, que é voltado principalmente para a música clássica, procurou também inserir outros estilos, como o jazz acústico, a world music e a ópera, com o objetivo de atrair mais interessados, principalmente os jovens, e assim promover a formação de público e, consequentemente, desenvolver a cultura no país.

O ballet “Something’s coming”, destaque desta edição, conta com os principais bailarinos da Companhia Nacional de Bailado de Portugal, Carlos Pinillos e Filipa Castro. O espetáculo adapta trechos de "West Side Story" - musical da Broadway dos anos 50, inspirado em “Romeu e Julieta”, de Shakespeare -, para o contexto africano.

O diretor e coreógrafo da montagem, Greg Ganakas, já havia trabalhado em 2010 com estudantes e cantores moçambicanos na mise-en-scène de “Porgy and Bess”. A trilha original, de Leonard Bernstein, será executada por Steve Zegree e Western Jazz Quartet, todos professores da Escola de Música de Bobby McFerrin, que participou da edição passada e que, embora em contexto diferente, vem repetir a dose este ano.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO - 04 A 11 DE MAIO



Sexta feira (04) - 20h - Gala - Conselho Municipal de Maputo
Homenagem a Ruth First, nascida a 4 de maio de 1925 e assassinada a 7 de agosto de 1982 em Maputo.

Sábado (05) - 19h30 - Recital de piano - Teatro Avenida
Muza Rubackyte (Lituânia).
Obras de Schubert e Liszt.

Domingo (06) - 19h30 - Ballet clássico - Teatro Avenida
Carlos Pinillos e Filipa Castro, bailarinos principais da Companhia Nacional de Ballet de Portugal (CNBP) com bailarinos convidados de Moçambique.

Segunda feira (07) - 19h30 - Música de câmara - Teatro Avenida 
Audun Sandvik, violoncelo (Noruega); Sveinung Bjelland, piano (Noruega); Hayato Ishibashi, violino  (Japão); Eldevina Materula, oboé (Moçambique); Mateuze Stasto, viola (Polônia).
Obras de Mozart, Malcom Arnold, Brahms, Ravel, Kalliwoda e Schumman.

Terça feira (08) - 19h30 - Música de câmara - Teatro Avenida
Audun Sandvik, Violoncelo (Noruega); Sveinung Bjelland, piano, (Noruega); Hayato Ishibashi, violino (Japão); Mateuze Stasto, viola (Polônia).
Obras de Mozart, Debussy e Schumman. 
 
Quarta feira (09) - 20h00 - Gala - Teatro Gil Vicente 
“Something’s coming”
Trilha original: Leonard Bernstein.
Baseado na coreografia de Jerome Robbins.
Diretor: Greg Ganakas (USA).
Orquestra: Steve Zegree & Western Jazz Quartet (USA).
Bailarinos internacionais: Filipa Castro e Carlos Pinillos - bailarinos principais da Companhia Nacional de Ballet de Portugal (CNBP); Ali Ewold (USA), Kevin Kern (USA), Michael Jablonski (USA), Natalie Cortez (USA), Karolina Blonski (Polônia).
Bailarinos e cantores moçambicanos: Elisangela Rassul e Dani Chindia, Rosa Mário e Eurico Moiane, Mariana Kuusipalo e Calisto, Machunga Sharon de Cruz e Arlindo Mudumbe, Lucília Rodrigues e Mário Cumbana, Marla Langa e Arone Manhica, Dananiveria Pensar, Xixel Langa.

Quinta feira (10) - 20h30 - Teatro Avenida
Quase Todo Feito em Moçambique (Mostly Made in Mozambique).
Concerto especial dirigido pelos moçambicanos Kika Materula (oboé); Moreira Chonguica, Sax Quartet; Luka Mukhavele (instrumentos tradicionais) e Feliciano de Castro e Coral Hayato Ishibashi, violino; com os artistas convidados Mateuze Stasto (viola) e Western Jazz Quarteto.

Sexta feira (11) - 18:30 - HIV/AIDS - “Awareness Concert” - Teatro Avenida
Em colaboração com PEFAR.
Músicos do festival, dançarinos e outros.


Mais informações:
Moira Forjaz - diretora
Cel.: +258 824 101 461
E-mail: moiraforjaz@gmail.com

Paola Rolletta - assessora de imprensa
Cel.: +258) 823 232 750
E-mail: rpaola@gmail.com

Um comentário: