domingo, 1 de abril de 2012

“Batismo” em Nelspruit, o paraíso de compras dos moçambicanos

O fim das sanções políticas e embargos comerciais de países membros da Organização das Nações Unidas à África do Sul após o Apartheid (1948-1994) fez com que o país se reerguesse nas últimas duas décadas e se convertesse na principal potência econômica do continente africano.

A cidade de Nelspruit, a 210Km de Maputo (120Km a oeste da divisa), reflete este aquecimento, e é pra lá que os moçambicanos mais abastados vão quando desejam comprar roupas, eletro-eletrônicos, alimentos ou qualquer outro produto mais barato e de melhor qualidade, bem como quando precisam ir ao médico ou ao dentista. É também o destino de estrangeiros, para renovação de vistos.

Com o objetivo de ir até Joanesburgo para fazer uma reportagem, com direito a parada de compras em Nelspruit e um possivel safari pelo parque Kruger, pegamos a estrada rumo ao sul. A diferença em relação ao país vizinho é notada já no caminho, ao transitar pela N4, um tapete de asfalto costurado por quatro pontos de pedágio. Do lado moçambicano, meticais e randes são aceitos, mas do lado sul-africano, somente a moeda local, uma vez que o metical é desvalorizado. Portanto, leve dinheiro trocado.

Ao cruzar a fronteira em Ressano Garcia, tenha em mãos passaporte, carteira de vacinação (melhor grampeá-la ao passaporte, para não esquecê-la), documentos do carro e carteira de motorista. É preciso estacionar e ir aos guichês de imigração para reportar a sua saída e a do veículo. Os policiais entregam um papel carimbado com a placa do carro, que se for perdido, implica em multa na volta. O mesmo processo deve ser repetido no sentido contrário, na fronteira de Komatiport, na volta para Moçambique.

Com seus 235 mil habitantes, Nelspruit se estende ao longo do vale do rio Crocodilo e é a maior cidade e capital da província de Mpumalanga. À primeira vista parece um oásis, com suas ruas limpas, largas, totalmente pavimentadas e sinalizadas, seus grandes supermercados e centros comerciais em estilo americano, farmácias, lojas especializadas, hotéis, restaurantes, cassino, aeroporto e até um estádio que recebeu quatro partidas da Copa do Mundo em 2010.

Visão geral do estádio Mbombela Stadium, em Nelspruit - Francois-Xavier Marit/AFP

Mas a ilusão pode durar pouco. Não se esqueça de você está na África do Sul e que todo o cuidado é pouco. Apesar de a atual estabilidade política garantir que o país continue apresentando as maiores taxas de crescimento do continente, o subdesenvolvimento ainda é marcante.

Estima-se que mais da metade da população de 49 milhões de habitantes vive abaixo da linha da pobreza e sofre com a taxa de desemprego em torno de 24%, além da baixa escolaridade e do maior índice de soropositivos do mundo - há 5,6 milhões de pessoas infectadas, de acordo com o relatório da Unaids de 2011.

Os relatos de criminalidade e violência são assustadores e mesmo com todos os olhos do mundo voltados para a África do Sul, durante o Mundial de futebol, quase todos os turistas que prestigiaram os jogos foram assaltados. E continuam sendo nos dias de hoje, como aconteceu conosco.

Assim sendo, o motivo deste post é alertar os desavisados com dicas para aproveitar ao máximo o que este maravilhoso país tem a oferecer, diminuindo, no entanto, a questão da vulnerabilidade, para se evitar um desagradável “batismo” na África do Sul, como um atencioso e bem humorado vendedor se referiu à nossa malfadada experiência, que nos fez abortar a missão e regressar a Maputo.

Não deixe nada que chame a atenção dentro do carro, ou melhor, não deixe nada dentro do carro, e pare sempre em estacionamentos privados ou vigiados. Os veículos com placas estrangeiras são os principais alvos dos ladrões e muitos visitantes já passaram pela triste experiência de ter o carro arrombado e saqueado em fração de minuto. Nos hotéis, deixe todos os objetos de valor no cofre, pois eles não se responsabilizam por furtos e roubos. Depois do fato consumado, a polícia pouco poderá fazer para ajudá-lo.

Em Nelspruit, as lojas dentro e fora dos shoppings abrem por volta de 9h e fecham cedo, às 18h. Às 22h já não há nada e ninguém pelas ruas, o que dá uma grande sensação de insegurança ao perambular pela cidade, mesmo de carro. Nenhum restaurante, nenhuma loja de posto de gasolina, nem uma alma viva. À noite, a bela Nelspruit é uma vila fantasma. Fica a pergunta: é o medo que ronda a cidade?

Serviço:

Consulado de Moçambique
Endereço: 32 Bell St.
Tel.: +27 13 752 7396
E-mail: mozconns@mweb.co.za
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
Os vistos saem no mesmo dia.

South African Police Service:
Tel.: +27 13 759 1008

Lojas:

Riverside Mall:
O maior shopping de Nelspruit.

Endereço: White River Rd.

Vision 2000 Discounters:
Câmeras de foto e vídeo com os melhores preços e garantia, lentes, filtros, iluminação, bateria, ships, equipamentos de áudio e também de camping, como binóculos, barracas, canivetes, etc..

Endereço: 66 Bester St.
Tel.: +27 13 753 3185

Harry Green Music World:
Especializada em equipamentos de áudio, inclusive para estúdios, e instrumentos musicais como guitarras, pianos, baterias, partituras, amplificadores, caixas de som, cabos, microfones e por aí vai. Também restaura pianos! Visite a loja online.

Endereço: Rapid Falls Industrial Park
Tels.: +27 13 752 7725 / 4766
E-mail: harrygreen@iburst.co.za

Incredible Connection:
Computadores, impressoras, cartuchos de tinta e acessórios, games, softwares, televisão, foto, áudio, vídeo, celulares, GPS e assistência especializada.

Endereço: Riverside Mall - White River Rd. - Loja 81
Tel.: +27 13 754 5500

Restaurantes:

Brewers Feast:
Este é O lugar para comer hamburgueres. Os sanduíches são simplesmente espetaculares! O restaurante inclusive já recebeu vários prêmios. Tem parquinho, estacionamento seguro e faz delivery.

Endereço: C/o Kaapsehoop & N4
Tel.: +27 13 741 4674
Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 21h, e domingo, das 9h às 20h.

Mugg & Bean:
Esta cadeia sul-africana serve café da manhã durante todo o dia, com cafés, iogurtes maravilhosos, torradas, cereais, croissants, muffins gigantes, omeletes, geléias... Tem também hambúrgueres, sanduiches, wraps, tortillas mexicanas, sopas, tortas salgadas, massas, carnes e saladas que são lindos de se ver e ótimos de comer!

Farmácia:

Mopani Pharmacy:
Muito boa mesmo, tem tudo em termos de medicamentos, vitaminas, maquiagem e até produtos orgânicos.

Endereço: Crossing Centre c/o Madiba Dr. & N4
Tel.: +27 13 755 5500

Supermercados:

Os sul-africanos Shoprite, Pick'n PayWoolworths e também a rede inglesa Spar.

2 comentários: